quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novidade?

Motoristas do Tribunal de Justiça de Pernambuco desrespeitam leis de trânsito
Carros oficiais de juízes e desembargadores foram flagrados em fila dupla e estacionados nas calçadas

Da Redação do pe360graus.com


Quem vai ao centro do Recife de carro sabe que vai encontrar dificuldades para encontrar estacionamento. Há muitos veículos, poucas vagas e o resultado é o desrespeito às leis de trânsito. Carros estacionados em locais proibidos ou em filas duplas são cenas que quem passa pelo centro da cidade está acostumado em ver. O problema é que até quem deveria dar o exemplo, desrespeita essas leis.

Uma equipe do NETV flagrou motoristas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) desobedecendo as regras do trânsito na rua do Imperador, uma das mais movimentadas do Centro do Recife, onde ficam localizados os bancos e repartições públicas e o próprio Tribunal de Justiça. No local, carros de juízes e desembargadores estavam estacionados em fila dupla.

Ao perceberem a presença da equipe, alguns motoristas retiraram os carros, mas um veículo permaneceu parado na calçada, dificultado a passagem dos pedestres, e outro foi flagrado ocupando uma vaga destina aos táxis. "Quando a gente vai estacionar o táxi não pode porque os carros do Tribunal estão aqui. A gente fala para o motorista tirar, mas ele diz para chamar a CTTU, que não multa esses carros pretos de jeito nenhum", disse o taxista Jean Lins.

A reclamação do taxista foi confirmada por um agente de trânsito que afirmou que os carros oficiais não são multados. "Não multamos. Existe um tipo de comunicação entre a CTTU e o pessoal da Justiça para que eles tomem uma providência e não haja um atrito entre os poderes. Eles têm um tipo de placa que a gente considera de desembargador", disse o agente de trânsito da CTTU Luiz Alves.

O presidente da CTTU, Carlos Padilha, afirmou que esse procedimento não existe e que o agente de trânsito estava equivocado. "Não existe na legislação nada que proteja nenhum cidadão das regras do trânsito, esse agente está mal informado. O que existe nessa região do Palácio da Justiça e Palácio do Governo do Estado é uma articulação entre a CTTU e o BPTRAN, porque é uma área de segurança pública por conta das autoridades ali presentes. Por conta de protestos e manifestações nessa área, as vezes nós transferimos a responsabilidade da fiscalização dessa área para o BPTRAN", afirmou.

De acordo com Carlos Padilha, para minimizar esses problemas a Prefeitura do Recife “autorizou a constituição de uma comissão para estudar a possibilidade para que a iniciativa privada possa construir edifícios garagens na área". Ele disse ainda que até o final do ano os estacionamentos destinados aos órgãos públicos serão banidos. “Em cima da nova resolução do Contran que substitui a 592, de 1982, que impede que órgãos públicos tenham estacionamentos, temos até dezembro para eliminar os estacionamentos especiais e transformá-los em áreas de estacionamento para o público em geral", afirmou.

O secretário de Administração do TJPE, Ricardo Lins, afirmou que os motoristas de juízes e desembargadores são orientados a não desrespeitar a lei. "É uma incoerência o Tribunal de Justiça praticar uma ilegalidade dessa natureza. Nós orientamos justamente o contrário, que esses motoristas não estacionem em filas duplas, deixem os passageiros e se desloquem para outro local. Nós tomamos conhecimento e já estamos providenciando um espaço aqui perto do Fórum Tomas de Aquino”, afirmou.

Sabe o que acho mais "engraçado" nisso tudo? É que desde que me conheço por gente isso acontece no Centro do Recife e em todos os locais onde há uma mínima concentração de juízes e desembargadores. E eles não estão nem aí, muito pelo contrário. Vale tudo, desde que não comprometa o conforto e os interesses deles. Sempre fui indignada com isso. Exatamente porque os que deveriam dar o exemplo são os piores foras da lei. Eles não acham, eles têm certeza que estão acima da lei.

Certa vez eu presenciei um excelentíssimo juiz (hoje desembargador substituto)parar, com o carro particular, em um local proibido e levar uma multa. Ele não teve dúvidas: chamou o office boy da empresa e pediu a carteira dele, para colocá-lo como condutor e levar os pontos na carteira.

Aí vem esse senhor, que talvez melhor se colocasse como humorista e não como adminstrador, dizer que "os motoristas de juízes e desembargadores são orientados a não desrespeitar a lei."

Sei... E eu sou a Angelina Jolie e sou casada com o Brad Pitt.

3 comentários:

debytm disse...

Aaaaaa... Eu sempre vejo isso de fila dupla por lá, mas n é todo dia... Se todos chegarem na msm hora dá nisso!
Trabalho no palácio e até p minha mãe parar p eu descer do carro é complicado!

Bjinhos! =***

Gilmara Alvin disse...

Saudadeeeeeeeeeeeeee
bora almoçar essa semana?

bjus!

joao dionisio disse...

Essa banca não tem revista nova não? Já dei varias viagens aqui e nada!