segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Sentimentos misturados

Segunda-feira diferente para mim. Não sei explicar bem o que sinto, misto de alívio e vazio. Difícil não ter mais o horário corrido e ter uma tarde inteira pela frente para... Fazer nada. Ou melhor, fazer o que quiser. Queria ser um pouco mais relaxada, como era aos 18 anos e ter a certeza de que tudo dará certo. Eu tenho essa certeza, porque quando a gente quer muito uma coisa não tem como dar errado, mas tenho receio do tempo que isso levará para se concretizar.

E de repente me vem uma saudade louca da adolescência, do tempo em que preocupação mesmo era com a prova de matemática. Saudades da aulas de história, da minha incrível capacidade de viajar no tempo (seja para o futuro ou para o passado), das intermináveis aulas de português e da Irmã louca que insistia que o "adjetivo é o cachorrinho do substantivo"

Os recreios eram regados a conversas animadas e muita paquera - uma coisa tão infantil, tão inocente que hoje, olhando pra trás, chega dá um aperto no coração. Tempos bons, só tinha amigos. Até os professores faziam parte dos melhores amigos.

Já depois de adulta lembro bem de ter encontrado com três deles, por sinal, meus professores preferidos. Já estava formada e participei da cobertura do vestibular para umas das rádios locais e entrevistei meu antigo professor de geografia. Fiquei frustradissíma porque ele não lembrou de mim e, mesmo depois que me identifiquei, ele não fez grandes festas.

Também encontrei o polonês, professor de história, na praça de alimentação de um shopping. Sei que ele também me viu, mas como não esboçou reação, morguei em cumprimentá-lo. Já o professor de matemática encontrei no próprio colégio. Fui buscar minha sobrinha e resolvi passear por entre aqueles corredores e, para minha surpresa, tio Fred estava dando aula. Quando ele me viu pela janelinha da porta, parou na hora, veio ao meu encontro e me deu um abraço que me tirou do chão (literalmente). Nunca vou esquecer o sorisso de alegria que ele abriu quando me viu, foi tão espontâneo que não tinha como ser de mentira. Carrego comigo essa sensação gostosa até hoje. Foi tão bom que me arrependi de nunca ter gostado de matemática.

Mas, enfim, o tempo passa, a gente cresce e nem sempre encontra pessoas tão amigas quanto as de antigamente. Nossos problemas são bem maiores que as equações de matemática, nossas decepções são bem mais doloridas que o esquecimento de professores que não te veêm há anos. Mas, ainda assim a vida segue e tenho certeza, segue para rumos bem melhores e mais felizes. Ainda que não volte nunca mais para 1989, ano em que ouvia sem parar essa música... E que mesmo tantos anos depois continua me soando perfeita.

Beijo a todos e fiquem com Deus...

MENINOS E MENINAS
Legião Urbana


Quero me encontrar, mas não sei onde estou
Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita
Tenho quase certeza que eu não sou daqui
Acho que gosto de São Paulo
Gosto de São João
Gosto de São Francisco e de São Sebastião
E eu gosto de meninos e meninas
Vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre
Vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente
Estou cansado de bater e ninguém abrir
Você me deixou sentindo tanto frio
Não sei mais o que dizer
Te fiz comida, velei teu sono
Fui teu amigo, te levei comigo
E me diz: pra mim o que é que ficou?
Me deixa ver como viver é bom
Não é a vida como está, e sim as coisas como são
Você não quis tentar me ajudar
Então, a culpa é de quem?
A culpa é de quem?
Eu canto em português errado
Acho que o imperfeito não participa do passado
Troco as pessoas
Troco os pronomes
Preciso de oxigênio, preciso ter amigos
Preciso ter dinheiro, preciso de carinho
Acho que te amava, agora acho que te odeio
São tudo pequenas coisas e tudo deve passar
Acho que gosto de São Paulo
E gosto de São João
Gosto de São Francisco e de São Sebastião
E eu gosto de meninos e meninas

3 comentários:

BETA FERNANDES disse...

Amiga, quase chorei lendo seu post :-( lembro de TODOOOSSS eles. Irmã Elvira "adjetivo é o cachorrinho do substantivo", Fred, Chagas, Marek Ekert :-) Ai Jisuss como somos parecidas.. Tenho TANTASSS saudades daquele tempo...
TANTAS que as vezes tenho vontade de chorarrr..

Fica com Deus e bola pra frente.
Dias melhores virão....

Laura disse...

Beta eu queria taaaaaanto revê-los!!! Às vezes queria ter uma máquina do tempo e voltar lá, me ver, tipo De Volta para o Futuro, sabe? Só que não mexeria em nada, ficaria tudo igual como foi, como é...

Sheila disse...

Momento saudosista... Eu sou cheia deles! Acho que coleciono lembranças e saudades..rs
Mas, se voltasse ao passado, acho que mudaria algumas coisas, sim...É, eu mudaria.

Beijos!

P.S: A Legião faz mesmo parte das nossas vidas...